[Feliz, Afortunado] Pórcio Festo foi procurador romano da Judeia, sucessor de Félix. Ele julgou o apóstolo Paulo em Cesareia, mantendo-o preso por dois anos. Festo ouviu as acusações dos judeus contra Paulo, mas não encontrou culpa digna de morte. Paulo, então, apelou a César, e Festo acatou o pedido (Atos 24–26).
Encontrado em
📖 Atos 24:27
“Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e querendo Félix agradar aos judeus, deixou Paulo preso.”
📖 Atos 25:1-2
“Chegado, pois, Festo à província, subiu dali a três dias de Cesareia a Jerusalém. E os principais dos sacerdotes e os maiores dos judeus apresentaram-se diante dele contra Paulo…”
📖 Atos 25:10-12
“Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado. […] Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? Para César irás.”
📖 Atos 25:23-25
“De sorte que, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice com muito aparato, entraram na audiência com os tribunos e varões principais da cidade; e, sendo trazido Paulo, disse Festo: […] achei que não tinha feito coisa alguma digna de morte.”
📖 Atos 26:24-25
“E dizendo ele isto em sua defesa, Festo disse em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de bom juízo.”