[Pertencente a Deméter, Deus da Colheita] Nome de dois personagens bíblicos. O primeiro, um ourives de Éfeso que se opôs a Paulo porque a pregação do Evangelho ameaçava seu comércio de ídolos (Atos 19:24-27). O segundo, um cristão fiel elogiado pelo apóstolo João por seu bom testemunho (3 João 1:12).
Encontrado em
📖 Atos 19:24-25 (Demétrio, o ourives)
“Porque um certo ourives, por nome Demétrio, que fazia nichos de prata de Diana, dava grande lucro aos artífices; a quem, convocando juntamente com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade.”
📖 Atos 19:26-27 (Demétrio, o ourives)
“E estais vendo e ouvindo que, não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e afastado muita gente, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, e até da majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram venha a ser destruída.”
📖 3 João 1:12 (Demétrio, o cristão fiel)
“Todos dão testemunho de Demétrio, até a própria verdade; e nós também damos testemunho, e vós sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.”
Dois Demétrios na Bíblia:
- Demétrio (ourives de Éfeso): Revoltou-se contra Paulo porque a pregação do Evangelho ameaçava seu comércio de ídolos.
- Demétrio (cristão elogiado por João): Recebeu um testemunho positivo por sua fidelidade à verdade.