Débora

[Abelha] Profetisa e juíza de Israel, Débora liderou o povo contra a opressão dos cananeus. Com coragem e sabedoria, convocou Baraque para a batalha e profetizou que a vitória viria pelas mãos de uma mulher (Juízes 4:4-9).

Encontrado em

📖 Juízes 4:4-5
“E Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. E habitava debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.”

📖 Juízes 4:6-7
“E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR, Deus de Israel, não tem dado ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; e atrairei a ti, para o ribeiro Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas, e o darei na tua mão?”

📖 Juízes 4:8-9
“Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra da investida que empreendes, pois à mão de uma mulher o SENHOR entregará Sísera.”

📖 Juízes 4:21
“Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele num profundo sono e mui cansado; e assim morreu.”

📖 Juízes 5:1-2
“E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: Porquanto tomaram a si a liderança os chefes em Israel, e voluntariamente se ofereceu o povo, bendizei ao SENHOR.”

📖 Juízes 5:7
“Cessaram os guerreiros em Israel, cessaram, até que eu, Débora, me levantei, até que me levantei por mãe em Israel.”

📖 Juízes 5:31
“Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que o amam sejam como o sol, quando sai na sua força. E sossegou a terra quarenta anos.”