[Pai de muitas nações] Patriarca do povo de Israel, Abraão foi chamado por Deus para sair de Ur dos Caldeus e ir para a terra prometida. Deus fez com ele uma aliança, prometendo que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu. Seu nome original era Abrão, mas foi mudado por Deus para Abraão (Gênesis 17:5). É reconhecido como um exemplo de fé no Novo Testamento (Hebreus 11:8-10, Romanos 4:3).
Encontrado em
📖 Gênesis 12:1-2
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.”
📖 Gênesis 15:6
“E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.”
📖 Gênesis 17:5
“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto.”
📖 Gênesis 22:2
“E disse Deus: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi.”
📖 Romanos 4:3
“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”
📖 Hebreus 11:8
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”
📖 Hebreus 11:17
“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.”
📖 Gálatas 3:7
“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.”
📖 Tiago 2:23
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.”